Join over 10,000 people who receive Michael Covel's newsletter & podcast episodes.

as seen on:

Aprenda a negociar no mercado de commodities e na bolsa de valores, em qualquer país com o sistema Turtle de acompanhamento de tendências

Introdução ao TurtleTrader em português

Nós preparamos esta página de introdução para nosso site da web, em seu idioma nativo, para que você compreenda a importância do sistema de negociação Turtle, partindo de uma perspectiva global. O sistema de acompanhamento de tendências de mercado Turtle destina-se a todos os operadores ou investidores de todos os países. A TurtleTrader possui clientes em 70 países. Temos oferecido o curso da TurtleTrader desde 1996.

Nosso site da web, o curso e o suporte encontram-se, atualmente, apenas em inglês. Entretanto, acreditamos firmemente que alcançaremos a comunidade internacional. Esta página de introdução deverá ajudá-lo a compreender melhor as vantagens de se utilizar o sistema de negociação Turtle para ganhar dinheiro, em mercados em alta e em baixa.

Entre nossos clientes, encontram-se operadores individuais regulares, desenvolvedores de mercado, especialistas, corretores, agentes de câmbio e muitos outros, em toda a comunidade de negociação global. Também ajudamos os investidores novos ou menos experientes a absorver as lições ensinadas pelos profissionais.

Se tiver qualquer dúvida, escreva para o seguinte endereço de e-mail: email.

"Eu conheço casos de milionários que começaram a investir com herança de família. Invariavelmente, todo o dinheiro foi perdido, uma vez que não existia a dor da perda. Nesses primeiros anos de experiência como investidores na bolsa, eles sentiram que poderiam se dar ao luxo de perder. A melhor forma de entrar no mercado é com pouquíssimo capital, com a sensação de que você não pode se dar ao luxo de perder. Eu prefiro apostar em alguém que esteja começando com poucos milhares de dólares que em alguém que comece com milhões….Esta é uma das raras indústrias onde um mendigo pode se tornar um rei. Richard Dennis começou com poucas centenas de dólares, e acabou por ganhar centenas de milhões em menos de vinte anos – é uma experiência motivadora."
William Eckhardt

Introdução ao acompanhamento de tendências

O acompanhamento de tendências baseia-se na análise do comportamento dos preços nos mercados negociados. Sua preocupação não é a análise fundamental de oferta e demanda, tampouco de fatores econômicos. O acompanhamento de tendências foi originalmente desenvolvido com uma abordagem denominada teste cego, ou "blind-testing". Isso significa que foi construído para investimento inicial em alguns mercados. Uma vez comprovado seu sucesso nos primeiros mercados, foi aplicado à maioria dos outros. Com o tempo, permaneceu sólido diante das mudanças de mercado, apresentando sucesso contínuo.

O acompanhamento de tendências não prevê níveis de preços nem mercados. É um método sistemático por natureza, baseado em reações, exigindo disciplina contínua no cumprimento de suas regras. Envolve uma metodologia de gerenciamento de riscos, que utiliza o preço atual do mercado, o nível de capital social de uma conta e a volatilidade do mercado atual. A avaliação inicial de risco determina a dimensão da posição no momento da entrada. Mudanças de preço podem causar uma redução ou aumento gradual da posição inicial. Movimentos negativos dos preços podem causar a retirada de toda a posição. Historicamente, a média de lucros por negociação efetuada com o acompanhamento de tendências é significativamente mais alta que a média de perdas.

Os Turtles

"É possível aprender a ser um investidor de sucesso? Ou as qualidades desse tipo de investidor são inatas, como um sexto sentido em algumas pessoas privilegiadas?" Richard Dennis, o lendário investidor de Chicago, que transformou um modesto capital inicial de USD 400 em UDS 200 milhões no período de 18 anos, não tem dúvidas. De acordo com uma experiência realizada com um grupo de supostos investidores recrutados em todo o país, ele ficou convencido de que é possível aprender a investir. No último ano e meio, um grupo de 14 investidores por ele instruídos obteve uma taxa de retorno composta anual média de 80%. Em comparação, cerca de 70% de todos os investidores não profissionais perdem dinheiro a cada ano. "Ensinar a investir na bolsa foi muito mais fácil que eu imaginava," afirma. "De uma certa forma, foi quase humilhante." Dennis relata ter discutido a questão de aprendizado versus capacidade inata com alguns de seus sócios, durante anos. Enquanto estes argumentavam que as habilidades de Dennis eram "inexplicáveis, místicas, subjetivas ou intuitivas," a resposta do privilegiado investidor era bem mais simples. Dennis, 40 anos de idade, atribui seu sucesso a diversos métodos de investimento por ele desenvolvidos e, talvez o mais importante, à disciplina exigida na execução desses métodos. Para provar seu raciocínio, Dennis decidiu realizar uma experiência na vida real. No final de 1983, e novamente em 1984, ele publicou anúncios no Wall Street Journal, na Barron’s e no New York Times, recrutando pessoas que desejassem ser treinadas como investidores da bolsa. O estudo exigia que essas pessoas se mudassem para Chicago, onde receberiam um pequeno salário e uma comissão sobre todos os lucros realizados, enquanto Dennis lhes ensinaria seus métodos."
Artigo do Wall Street Journal

Este é provavelmente o seminário de investimento na bolsa mais famoso da história dos mercados. Em 1984, Richard Dennis ensinou sua metodologia de investimento na bolsa para um grupo de estudantes (não investidores, novatos) em um seminário de duas semanas. Um ano depois, repetiu o procedimento. O que mais motivava Dennis a realizar as sessões de [Turtle] era vencer a discussão que mantinha com seu amigo e parceiro de negócios, William Eckhardt, sobre a possibilidade de se ensinar as habilidades exigidas para investimento na bolsa. Dennis acreditava firmemente que essas habilidades poderiam ser divididas em um conjunto de regras, que poderiam ser transmitidas a outras pessoas. Eckhardt acreditava que essas habilidades estavam mais relacionadas a instintos inatos, que não poderiam ser ensinados.

Richard Dennis venceu a discussão com seu sócio Bill Eckhardt. O nome dado a seus grupos de estudos veio de uma visita a uma criação de tartarugas na Singapura, quando ele decidiu criar investidores, da mesmo forma como as tartarugas eram criadas: nasciam os Turtles, ou tartarugas (o menu suspenso na parte inferior da tela contém uma lista completa de Turtles). Hoje em dia, um sistema sólido, juntamente com uma dose de lenda, possibilita que os Turtles efetuem investimentos na bolsa para clientes a prazo, obtendo incrível sucesso. Retornos anuais acima de 50% e até mesmo superiores a 100% foram os resultados obtidos pelo uso das técnicas Turtle. Alguns Turtles tiveram retornos acima de 100% em um único mês. Mais sobre desempenho.

Seleção dos Turtles

Que tipos de perguntas foram utilizadas para a seleção dos Turtles? Os Turtles deveriam responder às seguintes perguntas com uma única frase cada:

  • Cite um livro ou filme de que você gostou e explique por quê.
  • Cite uma figura histórica que você admira e explique por quê.
  • Por que você gostaria de ter sucesso nessa função?
  • Cite algo arriscado que você tenha feito e explique por quê.
  • Cite uma decisão que você tenha tomado sob pressão e explique por que a tomou.
  • Diz-se que a esperança, o medo e a ganância são inimigos dos bons investidores. Cite uma decisão que você possivelmente tenha tomado sob uma dessas influências e descreva como a vê atualmente.
  • Cite boas qualidades suas que poderiam ajudar nas negociações na bolsa.
  • Cite más qualidades suas que poderiam prejudicar as negociações na bolsa.
  • Nas negociações na bolsa, você prefere ser bom ou ter sorte? Por quê?

Não se deixe enganar pelas perguntas que parecem simples. Perguntas do tipo verdadeiro-falso também foram utilizadas no processo de seleção.

O sistema de negociações dos Turtles

Um dos primeiros conceitos ensinados aos Turtles é que o "preço" é o único fator com que o investidor deve se preocupar. Se o mercado estiver em 60 e passar a 58, 57, 53 – esta é uma tendência de baixa. Você poderia se valer de todos os indicadores técnicos da Bolsa para "prever" o que acontecerá com os preços a seguir, ou o que deveria ocorrer com o mercado, mas esses indicadores não têm utilidade alguma. Se a tendência é de baixa, esse deve ser o seu indicador. A única preocupação do investidor deveria ser o que está realmente acontecendo no mercado, e não o que ele acha que acontecerá.

O objetivo é capturar a maioria das mudanças ou tendências dos preços. As técnicas dos Turtles não se esforçam para aproveitar picos de alta ou baixa. Se o mercado estiver em baixa, venda. Se o mercado estiver em alta, compre. Você nunca conseguirá comprar em um mercado extremamente alto, nem vender em um mercado extremamente baixo. Na verdade, o aspecto mais importante dos investimentos dos Turtles não é o momento da negociação ou o indicador, mas sim a determinação do quanto se deve vender ou comprar enquanto aquela tendência se mantiver. Esse fator crítico é denominado gerenciamento do dinheiro.

A abordagem das negociações dos Turtles é apresentada de forma algorítmica ou mecânica. O sistema não se baseia na análise de fatores fundamentais de oferta ou demanda. Os fatores chave são sempre o preço e o tempo. Trata-se de um modelo quase 100% sistemático. As negociações dos Turtles não envolvem séries sazonais, pontos e figuras, Perfil do Mercado, triângulos ou negociações diárias.

Elas estão fundamentadas em um sistema de gerenciamento de dinheiro e controle de riscos. Toda a matemática envolvida é objetiva, podendo ser facilmente aprendida. Em momentos de maior volatilidade do mercado, a dimensão das negociações deve ser reduzida. Em períodos de perda, as posições são reduzidas e a dimensão das negociações é cortada. O objetivo central é sempre conservar o capital, até que voltem a aparecer tendências de preços mais favoráveis. O sistema determina:

  • Como e quando entrar no mercado.
  • Quantos contratos/ações negociar a qualquer momento.
  • Quanto dinheiro arriscar em cada negociação.
  • Como sair da negociação, caso esta não seja lucrativa.
  • Como sair da negociação, caso esta seja lucrativa.
  • Conteúdo completo do curso.
  • Para todos os investidores de todos os países. Invista em qualquer mercado. Todos os câmbios.
  • Endossos

O sistema Turtle é capaz de efetuar negociações com o feijão vermelho do Japão de forma tão simples quanto com o Índice da Bolsa de Valores da Austrália, com a IBM e a Cisco. Você não precisa saber quanto vale um título italiano ou quais as empresas que compõem o índice FTSE, nem mesmo se a LinkedIn possui um bom modelo empresarial. A chave de tudo é o preço apresentado no gráfico.

Resumo

O sistema Turtle destina-se a todos os investidores de todos os países. A TurtleTrader possui clientes em 58 países, desde 1996. Atuamos globalmente para ajudá-lo a aprender a investir usando o sistema Turtle.

As instruções de investimentos da TurtleTrader ensinam-lhe a fazer parte das principais tendências não previstas, em mercados em alta ou baixa, a fim de maximizar seus lucros. As estratégias Turtle de acompanhamento de tendências a longo prazo exigem uma rigorosa disciplina e o controle das emoções, para se obter lucros acima da média. Quer você seja um investidor de uma grande empresa, um investidor individual ou um comerciante acompanhando sua conta pessoal, a TurtleTrader oferece as mesmas comprovadas soluções, originalmente ensinadas aos primeiros Turtles.

Solicite o curso da TurtleTrader: Clique aqui.

Nosso site da web, o curso e o suporte encontram-se, atualmente, apenas em inglês.

Trend Following Products

Review trend following systems and training:

Michael Covel Trend Following Products

Michael Covel Trend Following Products

More info here.

Trend Following Books
Trading Systems

Pricing for trend following systems, risk management, trading psychology and black swan strategies. Absolute return systems and education for brand new traders and established pros. Thousands of clients across 70+ countries. Client feedback.

Podcast

The Trend Following™ podcast. Listen now on iTunes and Android. Top authors and traders plus alternative commentary. 3M+ listens across 188 countries & territories.

Small Town Guy Makes Millions

His trend following experience on video sent to your home. Get your free video delivered immediately.

TurtleTrader® Site Map

Small town guy makes trend following fortune. His free lesson delivered on video: GET VIDEO NOW.